Friday 1 November 2019

Sistema de comércio mundial na china


ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO MUNDIAL ENTENDENDO A OMC: BÁSICOS Princípios do sistema comercial Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos legais que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e roupas, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema multilateral de comércio. Um olhar mais atento sobre estes princípios: clique no botão para abrir um item. Uma árvore para navegação no site será aberta aqui se você ativar o JavaScript no seu navegador. 1. Nação mais favorecida (MFN): tratar outras pessoas de forma igual nos termos dos acordos da OMC, os países normalmente não podem discriminar entre seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixo para um de seus produtos) e você deve fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC. Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que seja o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). Que rege o comércio de bens. A NMF também é uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) (Artigo 2) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC. Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de comércio livre que se aplica apenas a bens comercializados dentro do grupo discriminando produtos de fora. Ou podem oferecer aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados negociados de forma injusta em países específicos. E em serviços, os países podem, em circunstâncias limitadas, discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, o NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais, sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes. 2. Tratamento nacional: o tratamento de estrangeiros e locais de origem. Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados pelo menos, pelo menos, depois que os bens estrangeiros entraram no mercado. O mesmo deve ser aplicado aos serviços nacionais e estrangeiros, bem como a marcas comerciais, direitos autorais e patentes estrangeiras e locais. Este princípio de tratamento nacional (que dá aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três principais acordos da OMC (artigo 3º do GATT, artigo 17 do AGCS e artigo 3º do TRIPS), embora mais uma vez o princípio seja tratado Um pouco diferente em cada um destes. O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não sejam cobrados de um imposto equivalente. Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação de volta ao topo Abaixar as barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de encorajar o comércio. As barreiras em questão incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou cotas que restringem as quantidades seletivamente. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas. Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. No início, estes focaram na redução de tarifas (direitos aduaneiros) em bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as taxas arancelarias dos países industrializados sobre os bens industriais caíram de forma constante para menos de 4. Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para cobrir barreiras não tarifárias sobre os bens e para as novas áreas Tais como serviços e propriedade intelectual. Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através da liberalização progressiva. Os países em desenvolvimento geralmente são mais demorados para cumprir suas obrigações. Previsibilidade: através da vinculação e transparência de volta ao topo Às vezes, prometer não criar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto a redução de um, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é encorajado, os empregos são criados e os consumidores podem aproveitar plenamente os benefícios da escolha da concorrência e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível. O Uruguay Round aumentou as ligações Percentagens de tarifas vinculadas antes e depois das conversas de 1986-94 (São linhas tarifárias, portanto as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor comercial) Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados por bens ou serviços , Eles comprometem seus compromissos. Para os bens, estas ligações equivalem a limites máximos das tarifas aduaneiras. Às vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente, esse é o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas realmente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas. Um país pode mudar suas ligações, mas apenas depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das realizações das negociações comerciais do Uruguay Round foi aumentar o volume de negócios sob compromissos vinculativos (ver tabela). Na agricultura, 100 dos produtos agora possuem tarifas consolidadas. O resultado de tudo isso: um grau substancialmente maior de segurança do mercado para comerciantes e investidores. O sistema também tenta melhorar a previsibilidade e a estabilidade de outras formas. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites sobre as quantidades de importações que administram cotas podem levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outro é fazer com que os países negociem regras tão claras quanto públicas (transparentes) quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto no plano nacional quanto a nível multilateral. A OMC às vezes é descrita como uma instituição de livre comércio, mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida. As regras em matéria de não discriminação e tratamento nacional NMN destinam-se a garantir condições equitativas de comércio. Assim também são aqueles em dumping (exportando abaixo do custo para ganhar participação de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, em particular mediante a cobrança de taxas de importação adicionais calculadas para compensar os danos causados ​​pelo comércio injusto. Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos públicos (um acordo plurilateral porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras da concorrência às compras de milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante. Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica de volta ao topo O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos de sistemas. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento. Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada do Uruguai, mais de 60 desses países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição eram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e ainda mais na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento. No final da Ronda do Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maioria das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes conferiram períodos de transição para se adaptar às disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC, particularmente para os países mais pobres e menos desenvolvidos. Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que os países em melhor situação devem acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado sobre os bens exportados pelos países menos desenvolvidos e busca maior assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações duty-free e sem contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Com tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui as preocupações dos países em desenvolvimento quanto às dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai. O sistema de negociação deve ser. Sem discriminação, um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais (dando-lhes o status de país mais favorecido ou MFN) e não deve discriminar entre seus produtos e serviços nacionais ou estrangeiros (dando-lhes tratamento nacional) barreiras mais livres que desembarguem As negociações de empresas estrangeiras previsíveis, investidores e governos devem estar confiantes de que as barreiras comerciais (incluindo tarifas e barreiras não tarifárias) não devem ser levantadas de forma arbitrária e os compromissos de abertura de mercado estão vinculados na OMC mais competitivo desencorajando práticas desleais, como subsídios à exportação e Despejar produtos com custos inferiores para ganhar participação de mercado mais benéfico para os países menos desenvolvidos, dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais. Isso parece uma contradição. Isso sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa que a não discriminação trata praticamente todos igualmente. Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais mais favorecidos. Se um país melhora os benefícios que dá a um parceiro comercial, ele deve dar o mesmo melhor tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos eles permaneçam mais favorecidos. O estado da nação mais favorecida (MFN) nem sempre significou tratamento igual. Os primeiros tratados bilaterais de NMF criaram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais mais favoráveis ​​do país. No âmbito do GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio NMF garante que cada país aprecie seus mais de 140 colegas por igual. Mas há algumas exceções. ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO DO MUNDO Deixe-me começar por dizer o quanto estou satisfeito por estar na China em um ponto tão importante na negociação da entrada da Chinas na Organização Mundial do Comércio. A partir de agora, analisaremos esse tempo como uma divisão da evolução do sistema econômico global. Existe uma realidade simples que está no cerne das nossas negociações atuais e dos verdadeiros desafios do ajuste que todos enfrentamos: a realidade de que a China já é um poder líder em uma economia global cada vez mais interdependente. A China precisa cada vez mais das oportunidades e da segurança do sistema da OMC para cumprir seu enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. E a OMC precisa cada vez mais da China como um membro pleno e ativo para ser um sistema verdadeiramente universal. Esta realidade é enfatizada pela enorme força do aumento das Chinas no mundo. Durante a última década, a produção aumentou em média 10% ao ano, enquanto o volume de exportação de mercadorias tem crescido ainda mais rápido, em cerca de 15%. Em duas décadas, o valor das exportações de mercadorias da China cresceu mais de vinte vezes, atingindo US $ 151 bilhões no ano passado. A China já é o quinto maior poder comercial do mundo e o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros. Hoje, a economia chinesa representa entre 5 a 10 por cento da produção global, dependendo do método utilizado para calcular a produção nacional. À medida que a economia da China se expande para o futuro, também os seus laços com a economia global. A dependência dos mercados de exportação continuará a crescer rapidamente e não apenas para produtos intensivos em mão-de-obra, como calçados e brinquedos, mas para os bens e serviços de tecnologia mais alta, que são uma proporção cada vez maior da produção da China, à medida que eleva a escala de produção. As importações também aumentarão, em parte, para estimular a industrialização e modernização, mas também em resposta à demanda dos consumidores. E uma rede cada vez maior de investimentos externos e externos atrairá a China para o sistema financeiro global. Estima-se que a modernização da Chinas exigirá importações de equipamentos e tecnologia de cerca de US $ 100 bilhões anualmente, e as despesas de infraestruturas durante a segunda metade dessa década podem ascender a US $ 250 bilhões. Isso não deve mencionar a crescente demanda por energia, recursos minerais, alimentos e importações agrícolas, que, apesar do tamanho e recursos da economia chinesa, não podem ser satisfeitas apenas pela produção doméstica. O fato básico é que a China está se movendo para o centro do processo de globalização, e a China e outras nações se beneficiam disso. Vivemos em um mundo onde tecnologia, capital e comércio se movem cada vez mais livremente, onde as ferramentas econômicas antigas perderam sua vantagem e onde a força econômica e a segurança dependem cada vez mais da abertura econômica e da integração. O caminho da China para o crescimento e a modernização também é um caminho para a interdependência. Este processo de globalização não será revertido - ele vai acelerar. Em todo o mundo, as forças econômicas e tecnológicas estão quebrando paredes, atravessando as fronteiras e unindo uma única economia mundial. No final do século XX, as nossas novas oportunidades, bem como os nossos desafios - no comércio, na economia, em todas as facetas da política internacional - surgem dos nossos mundos se aproximando, não mais separados. O aprofundamento da interdependência é a realidade central para a China e para o mundo. Gerenciar a interdependência é nossa responsabilidade compartilhada. Um passo fundamental para completar essa interdependência é levar a China ao sistema comercial multilateral. As relações econômicas da China com o mundo são simplesmente muito grandes e abrangentes para gerenciar efetivamente através de um labirinto de acordos bilaterais, cambiantes e instáveis ​​bilaterais. A melhor garantia da China de políticas de comércio internacional consistentes e consistentes encontra-se dentro do sistema multilateral baseado em regras. Da mesma forma, a China, como todos os outros países, pode gerenciar melhor suas crescentes relações econômicas com o mundo com base em direitos e obrigações acordados por consenso e refletidas em regras e disciplinas executórias. Esta é a única maneira de resistir às pressões ou ameaças bilaterais de ações unilaterais. É também a única maneira de sustentar e promover a reforma econômica doméstica, sabendo que os esforços da China nesse sentido estão sendo acompanhados por seus parceiros comerciais, membros da OMC, que compartilham as mesmas obrigações nos termos dos acordos da OMC. A adesão à OMC significa assumir obrigações vinculativas em relação às políticas de importação - obrigações que exigirão um ajuste nas políticas comerciais da China e, na maioria dos casos, a reestruturação econômica. Mas, por sua vez, a China se beneficiará da extensão de todas as vantagens que foram negociadas entre os 130 membros da OMC. Terá o direito de exportar seus produtos e serviços para os mercados de outros membros da OMC às taxas de direitos e níveis de compromisso negociados na Rodada Uruguai - isto inclui consolidação tarifária que beneficia quase 100 por cento das exportações chinesas de produtos industriais para países desenvolvidos , Com quase metade dos produtos sujeitos a tratamento isento de impostos. Essas tremendas oportunidades de acesso ao mercado serão sustentadas e reforçadas pelos dois princípios fundamentais da nação mais favorecida e da não discriminação. Igualmente importante, a China recorrerá a um fórum multilateral para discutir os problemas comerciais com os parceiros da OMC e, se necessário, com um procedimento vinculativo de resolução de litígios se seus direitos forem prejudicados. Este maior nível de segurança beneficiará a China imensamente - incentivando uma maior confiança das empresas e atraindo níveis ainda maiores de investimento. Existe uma terceira razão principal para a participação da China no sistema multilateral. Somente dentro do sistema, a China pode participar da redação das regras comerciais do século XXI. Este será um conjunto sem precedentes de direitos e obrigações negociados internacionalmente por consenso. O poder duradouro do sistema multilateral é o seu poder de evoluir. Em 1994, concluímos a Rodada Uruguai do GATT que, na época, era o acordo mais ambicioso e de longo alcance na cinquenta anos de história do sistema econômico internacional. Apenas três anos depois, avançamos para negociar acordos inovadores para liberalizar o setor global de telecomunicações e remover tarifas sobre o comércio de produtos de tecnologia da informação - cujo valor combinado, em cerca de US $ 1 trilhão, corresponde ao comércio global de agricultura, automóveis , E têxteis combinados. E o seu valor ultrapassa os números comerciais, abrindo o acesso ao conhecimento, à comunicação e às suas tecnologias, estamos abrindo o acesso às matérias-primas mais importantes do novo século. Isto será de imensa importância para o desenvolvimento e a competitividade de todas as economias, e não menos das Chinas. Há todos os sinais de que também podemos concluir um acordo multilateral sobre serviços financeiros até o final deste ano - outra área em que estamos negociando no futuro. E isso não significa nada sobre as negociações da OMC sobre agricultura, serviços e outros setores, que serão retomados em três anos. Uma China que olha para o exterior não pode se dar ao luxo de ficar à margem enquanto outros escrevem as regras do jogo. Uma China com interesses de exportação crescentes não pode deixar de ser segura e expandir o acesso aos mercados globais - segurança que apenas o sistema multilateral oferece. E talvez o mais importante, uma China dependente da tecnologia e da modernização não pode dar ao luxo de atrasar o ritmo acelerado da globalização - particularmente em setores como tecnologias da informação, telecomunicações ou serviços financeiros, que serão os principais blocos de construção da nova economia. O sucesso econômico da China até agora está diretamente ligado às suas impressionantes reformas domésticas, incluindo a liberalização do comércio e do investimento. A China já se beneficiou das reduções tarifárias unilaterais oferecidas no contexto de suas negociações de adesão. Um estudo coloca os ganhos em US $ 22 bilhões. Mas este não é o fim da estrada. Uma maior liberalização - realizada com base nas regras da OMC, e em troca de benefícios de outros parceiros da OMC - pode ser o maior estímulo para o crescimento econômico da China. E, por extensão, um estímulo gigante para a economia mundial. Não estou sugerindo que juntar-se à OMC é um passo simples. Simplesmente o contrário. Mas muitos outros países que já são membros da OMC compartilham um nível comparável de desenvolvimento com a China. Eles subscreveram seus direitos e obrigações e aproveitam seus benefícios. Os outros candidatos à adesão também estão mostrando que eles fizeram a mesma escolha. A atração da OMC reside precisamente na força e consistência de seus direitos e obrigações - que continuamos ampliando e aprofundando com a expansão e integração da economia global. Há cinquenta anos, o foco era apenas em tarifas e outras medidas de fronteira, as regras da OMC se estendem bem dentro da fronteira, abrangendo padrões técnicos, serviços, propriedade intelectual, investimentos relacionados ao comércio e uma série de outras políticas econômicas que já eram consideradas domésticas. Há cinquenta anos, quase todos os membros do GATT eram do mundo industrializado de hoje 130 membros da OMC, oitenta por cento são países em desenvolvimento ou economias em transição. A crescente complexidade das regras e a diversidade de membros, longe de enfraquecer a OMC, o fortaleceram. Ao passar a uma participação mais ampla, fizemos mais do que adicionar uma nova regra aqui ou um novo membro lá. Criamos uma rede em expansão de interesses e responsabilidades interligadas - um sistema que cresce mais vital para todos os nossos interesses comerciais à medida que cresce mais forte. É porque a adesão de Chinas à OMC moldará profundamente a evolução futura e a direção das relações econômicas globais que devemos obter o processo correto. A China é muito grande e importante, um jogador econômico - e sua entrada na OMC terá um impacto muito grande no sistema - para comprometer essas negociações. Recentemente vimos sinais importantes de impulso e flexibilidade criativa que vimos recentemente nessas negociações - em áreas difíceis, como direitos comerciais, não discriminação, barreiras não tarifárias, comércio estadual, investimento e propriedade intelectual, onde os negociadores fizeram um progresso bastante notável, Especialmente nos últimos meses. Nada desse progresso teria sido possível sem o trabalho de base técnico - se consome muito tempo -, que todas as partes nesta negociação colocaram durante a década anterior. Mas o que realmente está direcionando este processo é um reconhecimento compartilhado das recompensas que estão no sucesso. Meu objetivo não é subestimar o trabalho perante nós, especialmente quando abordamos a próxima sessão de negociação agendada em maio deste ano. Como todas as negociações, grande parte do trabalho importante - e os problemas mais difíceis - foram deixados até o fim. Meu propósito é, em vez disso, exortar todos os envolvidos a redobrar seus esforços - e esticar sua imaginação - agora que podemos afirmar que estamos entrando na fase final e há uma necessidade amplamente compartilhada de avançar com urgência. Ainda existem questões cruciais relativas aos termos de adesão da China à OMC. Igualmente importante, existem as negociações bilaterais de adesão ao mercado com os principais parceiros comerciais da Chinas, que, como você sabe, são um elemento crítico e essencial de qualquer negociação bem-sucedida. Mais uma vez devemos lembrar que a posição da China como o 5º exportador mundial reforça a necessidade de seu próprio mercado ser acessível aos outros. Estas são todas questões importantes que precisarão ser resolvidas para a satisfação de todos antes que a China possa ser trazida para a OMC. Ao longo do período de processo de adesão de Chinas, a Secretaria da GATTWTO está pronta para facilitar as negociações e para prestar qualquer assistência que seja necessária em todas as frentes possíveis. Não consigo acrescentar que este compromisso da Secretaria seja igualmente firme à medida que abordamos as etapas finais do processo de adesão. Os desafios futuros não alteram a realidade básica de que nenhum aspecto das relações econômicas e comerciais da China será mais fácil de tratar fora do sistema multilateral. Pelo contrário, tudo seria mais difícil, para a China e seus parceiros - mais arbitrária, discriminatória e baseada em poder. Ninguém pode querer esse cenário. O debate internacional sobre a globalização ilustra vívidamente este último ponto. Implicidade ou explicitamente, a China está se movendo para o centro desse debate. A maravilha não é que as negociações de adesão tenham sido tão longas e tão complexas. A maravilha é que este imenso país se moveu até agora no mercado principal da economia global em tão pouco tempo. As paredes que nos dividiram estão caindo, mas alguns ainda vêem disparidades e diferenças, ao invés de nossos interesses comuns. A globalização está tecendo o mundo em conjunto como nunca antes, mas é um mundo de diferentes culturas, diferentes sistemas e diferentes níveis de desenvolvimento. A interdependência exige que respeitamos nossas culturas e civilizações únicas. A interdependência também exige que encontremos soluções comuns aos nossos problemas comuns. Estas incluem as preocupações dos principais parceiros comerciais da Chinas sobre os seus excedentes comerciais persistentes. Do mesmo modo, o mundo terá que entender o imenso desafio que a China enfrenta ao transformar-se com uma sociedade moderna e competitiva - e tudo em questão de décadas. A China não está sozinha em fazer esse esforço de reestruturação. A globalização obriga todas as nações, pequenas ou grandes, ricas ou pobres, a participar de um contínuo processo de ajuste. Mais do que nunca, os problemas mundiais serão os problemas da China e os problemas da China serão os mundos. No entanto, nosso mundo de mudanças dramáticas é também um mundo de possibilidades dramáticas. O nível de vida das Chinas dobrou na última década e, sem dúvida, duplicará e triplicará novamente. Novas oportunidades estão se abrindo para trabalhadores chineses e empresários chineses. Novas escolhas estão se abrindo para os consumidores chineses. E desta abertura econômica surge uma nova esperança. Eu argumentaria, a partir da evidência do enorme sucesso da reforma até agora, que o custo real seria manter as portas fechadas, retardar o processo de reestruturação e manter estruturas públicas ineficientes. O que é verdade para a China é verdadeiro para o mundo. A economia global poderia facilmente duplicar até 2020, aumentando o nível de vida global em quase dois terços - entre os maiores avanços da história mundial. A tecnologia e as comunicações estão unindo um planeta interligado, disseminando as ferramentas do progresso econômico e social e igualando a condição humana. E estamos quebrando as barreiras, não apenas entre as economias, mas entre as pessoas, dando-nos um interesse comum na prosperidade e na paz. Devemos ser claros sobre o que está em jogo: a entrada da Chinas no sistema de comércio global é mais do que o comércio. Trata-se sobre o futuro da China como líder econômico mundial. E é sobre a direção futura da economia global e da nossa comunidade global. Comecei dizendo que estamos em um ponto de viragem nas relações chinas com o mundo. Um desses momentos da história, que vem, mas raramente, quando as escolhas formamos o curso dos eventos por anos e até décadas. A paisagem da Guerra Fria foi varrida, como por um terremoto histórico. A próxima era da globalização ainda não se concretizou. Temos uma oportunidade única - entre eras e entre séculos - para lançar as bases de um novo tipo de sistema internacional, que oferece a melhor chance de prosperidade e paz mundial duradoura. Pela primeira vez, entendemos a possibilidade de criar um sistema universal baseado em direitos e obrigações acordados por consenso e vinculando todos os seus membros. Eu repito - a integração bem sucedida da China na economia global é a chave para muitos dos desafios internacionais que enfrentamos. Precisaremos de criatividade nos próximos dias. Nós precisaremos de resolver. E precisamos de visão. A mudança virá se nós gostamos ou não. Nós podemos comprometê-lo positivamente e dirigi-lo para fins positivos ou ignorá-lo para o nosso perigo. A escolha que temos diante de nós é óbvia. Eu vim para a China, não como um negociador, mas como um homem com um interesse - para ajudar a construir um sistema comercial verdadeiramente global que pode suportar o peso do século XXI. Deixo-vos com a mensagem de que a China deve ser um pilar central deste sistema - caso contrário, arriscamos a construir o novo século sobre os fundamentos da instabilidade econômica e uma paz ainda mais incerta. Estou confiante de que a China irá trazer uma visão igualmente grande para essa tarefa. Foi o número 2: o que acontece quando a China ultrapassa os Estados Unidos como a maior economia mundial. Em 30 de abril, um artigo do Financial Times citou novos cálculos das comparações internacionais de bancos mundiais Programa (ICP) prevendo que a China está pronta para superar os Estados Unidos mais tarde, este ano, antes do previsto anteriormente para 2019 para se tornar a maior economia do mundo. As projeções calculam o tamanho econômico (ou seja, o produto interno bruto, ou o PIB) com base na paridade do poder de compra (PPP), que estima com maior precisão o custo real da vida e o poder de compra relativo da renda (em comparação com os cálculos baseados nas taxas de câmbio do mercado) Nações. Os números do ICP, atualizados pela primeira vez desde 2005, sugerem que, até o ano de 2017, o PIB da China atingiu 87% dos níveis dos EUA (acima de 43% em 2005) e está em curso para superar o PIB dos EUA no final de 2017. (deve ser Observou que as comparações de paridade de poder de compra são notoriamente não confiáveis, uma vez que esta grande revisão em si mostra, embora sejam geralmente as melhores estimativas que temos. No entanto, como as taxas de PPP mostram os custos reais envolvidos em uma economia, eles fazem um bom trabalho comparando as quantidades reais de atividade econômica. Por exemplo, em termos de medição econômica, um corte de cabelo deve contar aproximadamente a mesma quantidade de atividade econômica, independentemente de onde ocorra, mas usando taxas de câmbio de mercado, um barbeiro nos Estados Unidos parece contribuir muito mais valor econômico do que um barbeiro em China. As taxas de câmbio do mercado também podem flutuar rapidamente e estão sujeitas a muitas forças que não são do mercado.) No entanto, alguns argumentaram que não só a notícia de que a China deve superar a U Estados não interessantes, mas que representa realmente boas notícias. Por exemplo, no Washington Post, Charles Kenny escreve que a América é o número 2 e as ótimas novidades. Argumentando que perder o título de maior economia realmente não importa muito para a qualidade de vida dos americanos, particularmente porque é o PIB per capita das Américas que importa mais do que o PIB agregado e, portanto, viver em uma América que ocupa o segundo lugar no PIB para a China ainda Seja longe, muito melhor do que viver na China. Embora certamente Kenny esteja correto de que o PIB per capita médio seja o bastão de medição apropriado, há uma série de razões convincentes pelas quais o eclipse iminente de China no PIB não representa o momento sanguíneo que Kenny caracteriza. Por um lado, à medida que os Estados Unidos perdem a posição da pole econômica global, exercerá uma influência relativamente menor sobre os assuntos internacionais e a economia global, limitando a capacidade das Américas de moldar o sistema econômico global nos termos mais favoráveis ​​para nós. A América será menos eficazmente capaz de defender um sistema de negociação global e multilateral baseado em regras que expande o comércio orientado para o mercado como um dos principais impulsionadores do aumento da inovação global. Como a ITIF escreve na concepção de um sistema de comércio global para maximizar a inovação. Devem existir várias condições para que a inovação floresça na economia global, incluindo o acesso a grandes mercados, a falta de concorrência e a proteção da propriedade intelectual (IP). Os Estados Unidos têm desempenhado um papel importante na revolta contra vários países, as políticas mercantilistas de inovação que introduziram a balcanização do mercado que limita as economias de escala, induziu a excesso de concorrência que pode reduzir a inovação ou não proteger o IP por produtos e serviços inovadores, lucros a partir dos quais As empresas inovadoras dependem para financiar futuras gerações de inovação. Como a segunda maior economia do mundo, os Estados Unidos seriam menos capazes de facilitar um sistema de comércio global que promova a inovação no máximo. Este efeito só piora se o reequilíbrio econômico global (o relatório também descobriu que a Índia agora é a terceira maior economia do mundo) resulta em Estados Unidos e outros países comerciais de comércio pró-mercado liberal que perdem influência em instituições globais como o Banco Mundial , Organização Mundial do Comércio e Fundo Monetário Internacional, instituições que devem desempenhar um papel fundamental na luta contra os países inovação práticas mercantilistas. Além disso, uma proeza de defesa das nações se baseia fundamentalmente em seu poder econômico. Como a capacidade das Américas para encabeçar os deslizamentos de economia líderes mundiais, sua capacidade de liderar as forças armadas mundiais. Isso foi esclarecido recentemente, pois as dificuldades orçamentárias nos Estados Unidos levaram a cortes de gastos no Pentágono. Mas, como a ITIF escreve em Both Guns and Butter New Study, mostra benefícios de inovação de compras militares. A liderança histórica dos Estados Unidos no desenvolvimento de tecnologia que trouxe benefícios econômicos significativos ao país resultou em grande parte do generoso financiamento do governo federal para a atividade de pesquisa e desenvolvimento (RampD), grande parte canalizada através de gastos militares. Simplificando, o investimento militar em tecnologia tem sido substancial e, portanto, qualquer corte nas despesas militares afetou negativamente o sistema geral de inovação dos EUA. Em outras palavras, não só o crescimento econômico vacilante restringe o investimento em uma defesa robusta, mas também põe em perigo os investimentos na atividade RampD pré-comercial de ponta, que tem sido uma parte crítica do ecossistema de inovação dos EUA. Certamente, Kenny e outros estão certos de que o crescimento econômico das Chinas não precisa ser visto reflexivamente em termos de soma zero como uma eventualidade totalmente indesejável para os Estados Unidos. Isso pode ser verdade e seria uma coisa se a economia dos EUA estivesse funcionando com bastante força e a razão pela qual os Estados Unidos começaram a se deslizar para trás da China era que sua economia estava melhorando ainda mais porque reforçou radicalmente sua competitividade ao adotar o aumento da produtividade e a inovação - políticas de promoção enquanto jogava pelas regras do sistema de comércio global e evitava o uso de práticas inovadoras mercantilistas como a manipulação de moeda e padrões, roubo de IP e barreiras de localização para o comércio. No entanto, é bastante diferente quando o crescimento econômico da Chinesa decorreu de forma significativa através de práticas mercantilistas que distorcem o sistema de comércio global, infligindo danos significativos às economias dos Estados Unidos e outras economias de terceiros, como as Índias. De fato, o próprio fato de que as taxas de câmbio das PPCs da China varia tanto em relação à taxa de câmbio do mercado provavelmente deve-se, em parte, aos seus fortes controles de capital e manipulação de moeda. E é bem mais uma vez que esta notícia apresenta apenas mais uma evidência demonstrando a economia sub-ótimo da América. Em outras palavras, é uma coisa a ser superada se, de fato, estivermos a correr o mais rápido possível, é bem mais um outro ser deixado na poeira quando de fato estamos cambaleando, respirando exageradamente, voltando aos bons velhos tempos quando Estamos bem na frente. Na verdade, a notícia de que os Estados Unidos se deslocam para a segunda maior economia se encaixa lado a lado com novas pesquisas do New York Times, descobrindo que a classe média norte-americana mais afluente do mundo também cedeu essa distinção. A pesquisa do Times descobre que as receitas de classe média pós-impostos no Canadá provavelmente ultrapassaram as dos Estados Unidos. Isso não é surpresa quando, como a ITIF escreveu em seu livro Innovation Economics. Os Estados Unidos classificaram apenas 17 das 21 principais economias avaliadas em crescimento do PIB per capita (usando PPP) ao longo da década anterior. De fato, a renda média per capita dos EUA foi praticamente inalterada durante a década de 2000 (depois de ajustar a inflação). Isso mesmo quando o New York Times descobre que os cidadãos de outros países avançados receberam aumentos consideravelmente maiores ao longo das últimas três décadas e observa que durante a década de 2000, a renda per capita média cresceu 20% no Canadá e no Reino Unido e 14% na Holanda . Isso também coincide com a crescente desigualdade de renda nos Estados Unidos, conforme documentado recentemente pelo Escritório de Orçamento do Congresso. Os americanos simplesmente não podem mais dar por certo que é seu direito de nascença viver na economia líder mundial. Se os Estados Unidos devam restaurar o crescimento econômico a longo prazo, sustentável e amplamente compartilhado, ele precisará apresentar um pacote abrangente de reformas de impostos, tecnologia, talentos e comércio (os 4Ts), conforme detalhes da ITIF em seus memorandos de ganhar. . Que os Estados Unidos detém o título de maior economia mundial nos últimos 142 anos não foram um simples acidente de história. Ele surgiu em grande medida de políticas pró-ativas que desenvolveram um mercado competitivo em todo o continente, investiram fortemente em educação básica e avançada e cultivaram um ecossistema de inovação nacional efetivo que gerou o desenvolvimento de novas tecnologias e, finalmente, empresas e indústrias que impulsionaram a economia dos EUA Liderança pelo menos durante o último meio século. Que a China deve ter a maior economia do mundo não é mais inevitável do que os Estados Unidos devem ser um produto das políticas que os líderes implementam para moldar a capacidade competitiva de suas economias. E se a China fosse destinada, por definição, a maior economia do mundo, porque tem a maior população do mundo (e a Índia a segunda maior), então porque o que nunca foi o caso. O dia em 1872, os Estados Unidos passaram o Reino Unido para se tornar o A maior economia do mundo marcou o último dia em que a economia britânica liderou o mundo. O Reino Unido nunca recuperou esse título. Os Estados Unidos não aguardam ou saboreiam o dia em que não tem mais a maior economia do mundo. Em contraste, deve contestar ferozmente essa posição de liderança e fazer todo o possível para evitar, ou pelo menos, adiar, perder esse status.

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